Sobre nós
- Página inicial >
- Sobre nós
Sobre Nós
A Rede Internacional de Neurodireito de Direitos foi criada em 2021 e está formada por professores e alunos da graduação e da pós-graduação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Universidad Austral de Chile (UACH), Universidad Externado de Colombia (UEXTERNADO) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Os membros da UNIFOR são os professores doutores Ana Maria D’Ávila Lopes, Francisco Luciano Lima Rodrigues, Antonio Jorge Pereira Junior e Aline Passos Mais, além dos doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Direito, Patrícia Moura Monteiro Cruz e José Octávio de Castro Melo.
Já os membros das outras Universidades que compõem a Rede: são o Prof. Dr. José Julián Tole Martínez, da Universidad Externado de Colombia (UEXTERNADO), Prof. Dr. Felipe Ignacio Paredes Paredes, da Universidad Austral de Chile (UACH) e Profa. Dra Gabrielle Bezerra Sales Sarle,t da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Participam, ainda, pesquisadores de Instituições colaboradoras da Rede, como a Profa. Dra. Denise Almeida de Andrade do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) e o advogado Estebán Oyarzún Gómez, diretor do Círculo de Estudios de Derecho Internacional de los Derechos Humanos (CEDIDH), de Chile.
A Rede se reúne de forma híbrida (nas instalações da UNIFOR e via Google Meet)
No caso da equipe da UNIFOR, o grupo se encontra cadastrado no Diretório dos Grupo de Pesquisa no Brasil da Plataforma Lattes do CNPq, já certificado pela própria Instituição http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1711625561135556
As atividades da Rede organizam-se em duas linhas de pesquisa:
a) Interface entre Neurodireito e Inteligência Artificial;
b) Proteção dos neurodireitos das Minorias e dos Grupos em Situação de Vulnerabilidade.
Desde sua criação, a Rede tem sido contemplada com o apoio financeiro da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT No 18/2021 – UNIVERSAL e da Chamada CNPQ n 14/2023 – Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação, bem como do Programa de Apoio a Equipes de Pesquisa da Vice-Reitoria de Pesquisa da UNIFOR (Edital 50/2021, Edital 60/2022 e Edital 61/2023) e do Edital CAPES/PAEP 2024. Tem, ainda, sido contemplada com diversas bolsas de iniciação científica (PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, PROBIC/UNIFOR, BICT/FUNCAP) evidenciando a relevância e consistência das suas atividades.
Dentre suas principais atividades, tem organizado 3 seminários internacionais:
a) I Seminário realizado de forma virtual nos dias 20 e 21 de outubro de 2022 (https://www.derecho.uach.cl/index.php/noticia/2465-especialistas-internacionales-debatieron-sobre-neurociencia-neurodechos-y-derechos-humanos.html): contou com a participação de pesquisadores estrangeiros da Espanha, Estados Unidos, Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Bolívia e Uruguai, bem como de pesquisadores brasileiros do Ceará, Piauí e Distrito Federal, que debateram sobre os mais importantes aspectos ético-jurídicos dos avanços e desafios em torno da Neurociência, Neurotecnologia e os Direitos Humanos, com ênfase na “Declaração da Comissão Jurídica Interamericana sobre Neurociência, Neurotecnologias e Direitos Humanos: novos desafios jurídicos para as Américas”, aprovada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em 11 de agosto de 2021. O evento contou, inclusive, com a presença do presidente da Comissão Interamericana de Juristas da OEA, Dr. Ramiro Orias (Bolívia), bem como do Prof. George Galindo (UNB), também membro dessa Comissão, além de especialistas que integraram o grupo de trabalho que os assessorou, tais como os pesquisadores Moisés Sánchez (Fundación Kamaneu/Chile) e Silvia Serrano-Guzmán (Georgetown University/Estados Unidos);
b) II Seminário realizado na UNIFOR nos dias 25 a 27 de outubro de 2023 (https://unifor.br/web/pos-graduacao/-/unifor-sedia-o-ii-seminario-internacional-sobre-neurodireito-e-direitos-humanos): contou com a participação de pesquisadores estrangeiros dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Colômbia, Chile, Peru, Bolívia, Brasil e Uruguai, como de pesquisadores brasileiros de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Piauí e Ceará, destacando-se a participação do Prof. Rafael Yuste da Columbia University (Estados Unidos), que proferiu a palestra de abertura no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza, sobre os neurodireitos e a necessidade de serem previstos na Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948 e nas legislações nacionais;
c) III Seminário realizado na UNIFOR nos dias 28 a 30 de outubro de 2024 (https://unifor.br/-/iii-seminario-internacional-sobre-neurodireito-e-direitos-humanos-aborda-impactos-da-neurotecnologia) congregou também pesquisadores estrangeiros dos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Colômbia, Chile, Argentina, Peru, Uruguai, Brasil, México, Taiwan e Japão, bem como brasileiros do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Paraná, Piauí e Ceará, destacando-se a participação da Profa. Nita Farahany da Duke University (Estados Unidos), que proferiu a palestra magna sobre os riscos para a humanidade dos avanços da Neurociência e da Neurotecnologia. O Seminário foi financiado pelo Edital CAPES PAEP/2023.
A Rede tem diversas publicações incluindo duas coletâneas que podem ser acessadas gratuitamente neste website.
Além disso, a Rede vem organizando e participando de diversos eventos nacionais e internacionais no intuito de fomentar o diálogo acadêmico, necessário para todo avanço científico em harmonia com o respeito aos direitos humanos de todos os seres humanos.
Conheça nossa equipe
Ana Maria D´Ávila Lopes (UNIFOR)
Francisco Luciano Lima Rodrigues (UNIFOR)
Antonio Jorge Pereira Júnior (UNIFOR)
Aline Passos Maia (UNIFOR)
Felipe Ignacio Paredes Paredes (UACH)
José Julián Tole Martínez (UEXTERNADO)
Gabrielle Bezerra Sales Sarlet (PUCRS)
Denise Almeida de Andrade (UNICHRISTUS)
Patrícia Moura Monteiro Cruz (UNIFOR)
José Octávio de Castro Melo (UFPI)
Estebán Oyarzún Gómez (CEDIDH)
Ouça nosso podcast